Monterrei & Caldeliñas

Monterrei & Caldeliñas

Da escapadinha de alguns dias até Chaves, tive a oportunidade de visitar alguns locais ali perto mas do outro lado da fronteira, em Espanha. Claro que aproveitamos para tirar algumas fotos, sendo que até já viram alguns coordenados por cá.

Monterrei

Da parte da manhã, rumamos não muito cedo até Verín que ficava a cerca de 30km ou nem isso de Chaves. Um dos principais pontos de visita não muito longe dali e quase obrigatório é o Castelo de Monterrei. Facilmente visível a alguma distancia já que está erigido sobre uma colina, este foi mandado construir pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, rapidamente passou a pertencer a Espanha. Este foi durante muito tempo um dos principais pontos estratégicos de defesa junto à fronteira. A visita é gratuita, havendo partes do castelo que foram aproveitadas para alojamento local e restauração. Vale a pena subir até a uma das torres de onde a vista é absolutamente espetacular. O melhor é deixar o carro junto ao ponto de turismo e subir até lá acima, pois o caminho após esse ponto é mais complicado de se fazer de carro.



Balnearios de Caldeliñas

Ainda na mesma região situa-se uma zona termal e dela faz parte o Balneário de Caldeliñas. Encerrado há cerca de 70 anos, era muito popular para tratamentos de pele, devido ao seu alto teor em flúor e bicarbonatos.  Aliás investigações tem vindo a ser feitas nesse sentido, de voltar a reabilitar e tornar este local funcional. Até lá, vale a pena a visita pela beleza do local.

 
Da escapadinha de alguns dias até Chaves, tive …