Ainda faz sentido ter blog?

Ainda faz sentido ter blog?

Já lá vão quase 10 anos de blog e mentiria se dissesse que esta questão nunca passou pela cabeça ou foi discutida entre amigos: afinal faz sentido ainda ter um blog?
Desde o início que a certeza foi uma: partilhar aquilo que mais gosto! Numa altura que redes como o Facebook ou o Twitter começavam a dar os primeiros passos, os blogs começaram a surgir também como local de partilha diário (quem ainda se lembra do antigo The Blonde Salad ou do StyleScrapbook?), daquilo que mais gostamos.

Os anos passaram-se e posso dizer que muita coisa aconteceu. Se na altura que iniciei ainda era uma estudante, no início da faculdade e em que tudo ainda era novo, hoje os blogs deram lugar ao instagram e são muitos os que partilham diariamente tudo aquilo que gostam mas de forma diferente.

E a questão volta, até que ponto faz sentido ter blog?

Para mim faz todo o sentido! Começando pela parte técnica, que o blog é meu! Passo a explicar: as redes sociais estão dependentes de terceiros e é um negócio, ponto! Quem se lembra do Vine, com tanto sucesso há uns anos e de repente entrou no esquecimento? Ou dos breakdowns frequentes do instagram, mais recentemente? É a isto que me refiro, não conseguimos controlar tudo mas é impossível controlar aquilo que pertence a terceiros. Imaginam se de repente uma destas empresas sejam vendidas ou a interface mudar e por qualquer razão todo o nosso trabalho ir por água abaixo? É sempre bom ter um plano B!

É sempre bom ter um plano B!

Muitos ao lerem isto poderão pensar: mas estás no Blogger e não numa plataforma própria como por exemplo com o Wordpress.org. Passo a explicar o meu ponto de vista...
Isto está relacionado com custos! Se na verdade há uns anos o blog estava bem encaminhado e poderia até tirar algum rendimento, a verdade é que neste momento não. Por esta razão não faz sentido pagar alojamento (ainda que o tenha pago até agosto de 2020, vá-se lá saber aquilo que poderá dar na ideia!) por algo que não se consegue financiar por si próprio. Uma questão de gestão apenas, além que o Blogger existe desde antes de eu sonhar em ter blog e tanto quanto sei poucos são os casos em que "correu mal". Além disto permite ir fazendo back-ups (ainda que de forma manual) que pressupõe que nem tudo seja perdido.

Outra questão: o endereço. Este sim tem um custo impossível de fugir, mas é um pequeno investimento que não mexe muito com as contas anuais. Além disso, com este endereço poderei estar no Wordpress, Squarespace ou até com o meu próprio site.
E depois porque gosto...
A paixão é na verdade aquilo que move, a mesma que levou a iniciar. Com  quase 10 anos de altos e baixos, onde conheci pessoas e vivenciei experiências que de outra forma não iria certamente conhecer. Sei que os tempos áureos de blog talvez já tenham passado, já tive mais "obrigações". As coisas tomaram o seu curso natural, eu afastei-me por razões de trabalho maioritariamente e ainda estou a tentar equilibrar a vida pessoal. Ainda assim quero continuar a poder publicar para quem quiser ler e ver.
Fotos por Joana Cardoso. Vestido Zara e sapatos Uterqüe.
Já lá vão quase 10 anos de blog e mentiria se…