Roteiro: As casas da Costa Nova

Roteiro: As casas da Costa Nova

Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal Foi no regresso de uns dias no Luso, em Julho de ano passado, que decidi fazer um pequeno desvio e visitar a Costa Nova. Confesso que já praticamente me tinha esquecido destas fotos, mas não podia deixar de partilhar. Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal Mas afinal porque são assim estas "casas"?

A costa portuguesa é repleta de casas com características muito próprias, e estas "casinhas coloridas" da zona de Aveiro são provavelmente das mais curiosas na nossa costa oeste. A verdade é que este aspeto muito próprio está ligado aos antigos armazéns que guardavam as alfaias e materiais de pesca.

Se no início eram armazéns de pesca, amplos espaços e sem divisões, mais tarde passaram a ser habitação de pescadores e família. Diz-se que a fixação da Barra do Porto de Aveiro, levou a que muitos pescadores se fixassem na Costa Nova e levasse à construção destes armazéns.

Entretanto, os espaços outrora amplos, foram remodelados e passaram a ter divisões e as fachadas pintadas de com riscas coloridas. O vermelho, azul, verde e amarelo tornaram-se as cores predominantes.

Diz-se que as diferentes cores, servia para facilitar a identificação em dias de nevoeiro, para pescadores saberem qual era o seu palheiro. As "más línguas" dizem também que servia para em dias em que estavam menos sóbrios, não entrarem em propriedade alheia.
O que é certo é que estas casas são únicas e tornam este local ainda mais bonito.
Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal
Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal
Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal
Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal Outros pontos interessantes a ter em conta na zona: - A louça da Costa Nova é amplamente conhecida, sendo feita em grés, sendo possível encontrar nas lojas da zona. - Tripa de Aveiro, é possível também encontrar nesta zona e consiste numa massa que parece um cruzamento de crepe com bolacha americana, embrulhada. Esta pode ser recheada ou não, sendo as mais populares as de Nutella e de ovos moles. Casas da Costa Nova em Aveiro, Portugal

Fontes: Câmara Municipal de Ílhavo e Turismo do Centro
Foi no regresso de uns dias no Luso, em Julho d…